Comparação entre o nível de conhecimento tático processual de jogadores de futebol das categorias sub-11 e sub-13
Keywords:
Futebol, Conhecimento processual, TáticaAbstract
Objetivos: Comparar o nível de conhecimento tático processual de jogadores de futebol das categorias Sub-11 e Sub-13.
Metodologia: Trinta e seis jogadores de futebol masculino, das categorias de base pertencentes de um clube de futebol de Viçosa-MG, foram divididos igualmente entre as categorias Sub-11 (10,67+0,46 anos) e Sub-13 (12,16+0,76 anos), tendo pelo menos oito meses de treinamento sistematizado com no mínimo seis horas de treino por semana. Eles foram divididos em grupos menores (cada equipe constituindo-se de um goleiro e três jogadores) que se enfrentavam em pequenos jogos de quatro minutos,em um campo de 36 x 27 m. Para coleta dos dados relacionados ao conhecimento tático processual, foi utilizado o Sistema de Avaliação Tática no futebol – FUT-SAT, sendo considerados como variáveis dependentes os valores referentes ao desempenho tático (índice de performance tática ofensiva – IPTO; índice de performance tática defensiva – IPTD; e índice de performance tática de jogo – IPTJ) e, como variáveis independentes, as categorias etárias. Para comparação das diferentes categorias etárias no que se refere ao nível de conhecimento processual, recorreu-se à utilização do teste t para amostras independentes.
Resultados: Os jogadores da categoria Sub-13 apresentaram valores superiores aos dos jogadores da categoria Sub-11 para o IPTD (37,42±3,72 Sub-13 e 32,43±4,99 Sub-11; p=0,002) e IPTJ (39,88±4,17 Sub-13 e 36,55±4,09 Sub-11; p=0,002). Não foram verificadas diferenças no IPTO (45,82±6,64 Sub-13 e 44,25± 8,73 Sub-11;p=0,548) em relação aos jogadores da categoria Sub-11.
Conclusão: Jogadores da categoria Sub-13 apresentam maior conhecimento tático processual em comparação aos jogadores mais novos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.