A termografia aplicada ao futebol
Palabras clave:
Futebol, Termografia infravermelha, Medicina esportivaResumen
Introdução: Diversas tecnologias vêm sendo empregadas no futebol com intuito de potencializar a performance dos atletas, otimizar a recuperação pós estímulos e auxiliar no processo de prevenção de lesões, como por exemplo a termografia infravermelha (TI).
Objetivo: Apresentar as possibilidades de aplicação da TI no âmbito do futebol.
Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa, com referencias bibliográficas diversificadas na temática de termografia e futebol, em diferentes bases de dados como Scielo, Pubmed e referências dos artigos levantados que foram considerados interessantes, para a composição do texto, de forma a compor um referencial teórico ara seu emprego no futebol.
Resultado: A TI no futebol pode ser empregada de diferentes formas sendo elas: a) no auxílio no controle de carga física de treinamento; b) na prevenção de lesões; c) como apoio clínico na contratação de um novo atleta; d) auxílio no monitoramento de lesões e na recuperação de um atleta; e) como auxílio no recovery (crioimersão).
Conclusão: A TI é uma ferramenta extremamente versátil que pode dar suporte a diferentes membros de uma comissão técnica de uma equipe de futebol. Ela pode dar suporte desde a tomada de decisão sobre a contratação ou não de um jogador, ao permitir a possibilidade de identificar lesões “ocultas” ortopédicas, bem como no seu dia a dia, auxiliando na prevenção de lesões, ou mesmo em seu monitoramento, caso elas ocorram em busca de um estado de normalidade térmica. Existem indícios que possa ser usada como forma de controle de carga de treino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileira de Futebol
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.