Teste de Léger: valores normativos para jogadores de futebol das categorias sub-13, sub-15, sub-17 de um clube formador.
Palabras clave:
Futebol, Categoria de base, Potência aeróbicaResumen
Objetivo: Estabelecer o perfil de VO2MÁX em jovens futebolistas de um clube formador verificando a influência de diferentes idades, categorias e posições.
Metodologia: Quarenta e nove jovens futebolistas (14,7 ± 1,6 anos) de linha que atuam em um clube formador, do interior de MG, oriundos de três categorias, sub-13 (n = 15), sub-15 (n = 18) e sub-17 ( n = 16). Trata-se de um estudo transversal, no qual utilizou-se o protocolo de Léger para a determinação do VO2MÁX.
Resultados: Foi observado um VO2MÁX médio de 49,25±2,9 ml(kg.min) -1 para o sub-13, de 51,58±3,3 ml (kg.min)-1 para o sub-15, de 49,56±2,8 ml(kg.min)-1 para o sub-17, não sendo observadas diferenças estatísticas significativas nos valores de VO2MÁX entre as diferentes categorias. Também não houve correlação entre a idade e o VO2MÁX. Quanto as diferentes funções táticas analisadas também não foram observadas diferenças estatísticas significativas. A curva percentil aponta que um ponto médio de 50 ml(kg.min)-1 pode ser estabelecido como critério mínimo de admissão para uma dinâmica de treino entre os jovens jogadores, sendo ideal igual ou superior aos 55 ml (kg. min) -1, considerando um percentil 90.
Conclusão: Quanto ao VO2MÁX de um clube formador no interior de MG o fator idade entre as diferentes categorias não foi determinante, assim como a função tática desempenhada. A curva percentil aponta que um ponto médio de 50 ml(kg.min)-1 pode ser estabelecido como critério mínimo de admissão para uma dinâmica de treino entre os jovens jogadores, sendo o ideal igual ou superior aos 55 ml(kg.min)-1.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileira de Futebol
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.