Comparação do comportamento técnico ofensivo entre jogadores de futebol em jogos reduzidos em diferentes categorias
Palabras clave:
Futebol, Categoria de base, Análise técnica, Ações técnicasResumen
Introdução: A técnica pode ser entendida como a execução de um fundamento dentro do jogo para alcance de um determinado objetivo. Ela está relacionada diretamente tanto ao modo de execução (eficiência), quando ao alcance do objetivo (eficácia).
Objetivo: Analisar o comportamento técnico ofensivo entre as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 em jogos reduzidos (GR+3 vs. 3+GR) de futebol no sentido de verificar as possíveis diferenças na realização das ações técnicas ofensivas entre os diferentes períodos de formação.
Metodologia: Participaram deste estudo 84 jogadores de futebol do sexo masculino das categorias de base de clubes, sendo divididos em Sub-11 (n=30), Sub-13 (n=24) e Sub-15 (n=30). Como critério de inclusão da amostra foi considerado: (i) participar de treinamento sistematizado de pelo menos 3 vezes por semana e participar de campeonatos a nível estadual ou nacional. As variáveis ofensivas foram analisadas através da análise notacional dos jogos reduzidos gravados, sendo elas: Chute; Passe; Condução; Drible e Recepção. Para análise estatística utilizou-se os testes ANOVA One-Way para as amostras independentes e o teste de Mann-Whitney para comparar se houveram diferenças significativas entre a realização das ações técnicas ofensivas entre as diferentes categorias, considerando (p <0,05).
Resultados: Foram registradas 1142 ações técnicas ofensivas. Somente a ação técnica de Recepção apresentou diferenças significativas entre as categorias, com vantagem para a categoria Sub-13 apresentou valores superiores nesse mesmo aspecto em comparação com as demais.
Conclusão: A categoria Sub-13 em relação às categorias Sub-11 e Sub-15 apresentou melhor desempenho na ação técnica de Recepção
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Brasileira de Futebol
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.