Editorial

Autores/as

Palabras clave:

Futebol, Editorial

Resumen

Estamos apresentando mais um número de nossa Revista Brasileira de Futebol, com um total de sete artigos de diferentes regiões do Brasil e de grupos de estudos dessa modalidade já consolidados e outros emergentes, incluindo a participação de autores estrangeiros. O primeiro artigo trata um trabalho de revisão que visa explorar e analisar criticamente as abordagens contemporâneas de treino no futebol, com foco na maximização do desempenho esportivo. Através de uma revisão bibliográfica com a técnica de brainstorming, baseando-se nos conceitos e experiências dos principais pesquisadores do grupo, os autores realizaram proposições muito interessantes. Esse artigo tem como co-autores os professores Estélio Henrique Martin Dantas e Antônio Carlos Gomes, ambos sendo uma referência histórica no Treinamento Desportivo do Brasil.

                O segundo artigo trata das abordagens sobre as estratégias mais utilizadas no futebol e no futsal para avaliar o dano muscular, estado de fadiga e recuperação. Uma revisão narrativa extremamente bem elaborada que trás um panorama atual sobre o que pode ser feito nessas duas modalidades, de forma a auxiliar todos os membros da comissão técnica de sobre a recuperação após um jogo. Esse artigo compõe parte da dissertação de mestrado do primeiro autor.                

O terceiro artigo, também apresenta uma abordagem de revisão bibliográfica de forma narrativa, ao apontar e descrever as características dos métodos de treino mais utilizados na preparação de futebolistas. Esse artigo, é ideal para estudiosos iniciantes da modalidade, e complementa as abordagens dos dois artigos anteriores, formando um referencial teórico e atualizado e principalmente propositivo, que pode auxiliar a compreender a dimensão da complexidade que é elaborar um treinamento de futebol.

                A idade relativa no futebol é algo que tem sido foco de interesse no mundo do futebol. Desta forma, o quarto artigo buscou investigar o efeito da Idade Relativa em futebolistas do sexo masculino com maior potencial que atuam no Brasil na franquia Football Manager 2022.  Seus resultados obtiveram a indicação que no grupo de atletas sub-21 o efeito da idade relativa se fez presente, sendo interessnte considerar a forma isso ocorre.

                A realidade da dinâmica do Futebol no Brasil apresenta características própias de cada macro região, bem como entre os estados que fazem parte de cada grupo. Desta maneia, o quinto estudo desse número visou fazer uma análise de como ocorre a frequência de gols feitos e sofridos em relação ao tempo de jogo, fases do jogo, forma de ataque, método de ataque e local de origem pelas categorias de base sub-17 e sub-20 e profissional no Campeonato Catarinense de 2023, auxiliando a compreender a dinâmica desses fenômenos (gols feitos e sofridos) em um dos Estados do Sul do Brasil.

                O sexto artigo publicado neste número é um trabalho conjunto de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora e de Viçosa em que verificaram as vantagens de se jogar em casa e sua influência no resultado dos jogos na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 e 2023 e compararam o padrão observado entre as duas temporadas. Os resultados são bastante interessantes após analisarem 1.520 resultados de jogos dos 20 clubes que participaram dos Campeonatos Brasileiros da Série A.

                O último artigo deste número trata sobre a força muscular isocinética e o controle postural de atletas de futsal ao longo de uma temporada. Sua abordagem longitudinal incluiu uma amostra de atletas de futsal profissionais adultos do sexo masculino avaliados em dois momentos – pré-temporada e ao final da temporada – quanto à função muscular (por meio de um dinamômetro isocinético  - Biodex System Pro 4™) e ao controle postural (por meio de uma posturografia dinâmica - Sistema EquiTest®). Um trabalho complexo e ricamente detalhado e de difícil controle, realizado por um grupo de estudiosos do Sul do Brasil. É um texto obrigatório para quem atua na preparação física.

                Esse ano a RBF terá pelo menos mais um número regular, além de um número especial sobre futebol feminino. Estamos em fase de transição de plataforma, assim que o novo link https://periodicos.ufv.br/rbf/ está sendo ampliado com as edições anteriores e a porta de divulgação dos novos números. Estamos buscando melhorar nossa RBF para tentar elevar o nível de classificação do Qualis CAPES para um padrão B1. Sua ajuda é importante em divulgar nosso trabalho além de enviar artigos com de boa qualidade. Entre as diversas modificações realizadas têm-se a reformulação do conselho editorial, publicação em forma de fluxo contínuo, além das tratativas para registrar a RBF e os artigos publicados com o DOI.  Mais novidades virão ao longo dos próximos números.  Espero que desfrutem dos artigos deste número.

Prof. Dr. João Carlos Bouzas Marins

Editor Chefe da Revista Brasileira de Futebol

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Archivos adicionales

Publicado

2024-08-19

Cómo citar

Bouzas Marins, J. C. (2024). Editorial . Revista Brasileira De Futebol, 17(2), 1–2. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19495

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.