Para além do método: um olhar didático sobre a periodização tática

Autores/as

  • Felippe Távora Freitas de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Alcides José Scaglia UNICAMP https://orcid.org/0000-0003-1462-1783
  • Felipe Fernandes da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Luís Felipe Nogueira Silva UNICAMP
  • Hudson Rafael Martins Prado UNICAMP

Palabras clave:

Futebol, Periodização Tática;, Didática

Resumen

Introdução: Periodização Tática (PT) é um modelo de ensino do futebol reconhecido como alternativa a periodizações convencionais, as quais entendem que, especializando as partes, se alcançará um todo (jogo) melhor. A PT se distancia dessa ideia e nasce sob uma nova ótica, influenciada por teorias do pensamento sistêmico e da complexidade. Assim, essa concepção considera a imprevisibilidade e a complexidade existente no jogo e entende que seu ensino deve considerar a articulação de conceitos e princípios no alcance de um Jogar específico. 

Objetivo: Tecer juntos reflexões sobre a PT e a Didática, sinalizando o espaço dado à Didática na abordagem e, a partir disso, apontar que esta pode contribuir para o treinamento do futebol.

Metodologia: Nesta pesquisa qualitativa foi utilizado o ensaio como método, buscando em fontes, sancionadas por Vítor Frade, origem para se pronunciar sobre como a PT ensina para valorizar sua interação com a aprendizagem. O ensaio permite colocar em questão as fronteiras da abordagem metodológica, além de apresentar os conceitos e princípios relativos à PT e à Didática.

Resultado: Como produto, concebe-se a noção de que a PT possui princípios e conceitos fortemente adequados ao treino do futebol, os quais tendem ainda a ser potencializados a partir de um reconhecimento maior da Didática dentro do método.

Conclusão: Embora seja preciso conhecer a PT, é especialmente necessário saber concretizar o método no treino. Dessa forma, a Didática pode oferecer uma lente para observar a organização metodológica da PT, fazendo com que suas capacidades sejam potencializadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Távora Freitas de Oliveira, F., José Scaglia, A., Fernandes da Silva, F., Nogueira Silva, L. F., & Martins Prado, H. R. (2021). Para além do método: um olhar didático sobre a periodização tática. Revista Brasileira De Futebol, 14(1), 80–89. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/20247

Número

Sección

Artigos de revisão

Artículos más leídos del mismo autor/a