Para além do método: um olhar didático sobre a periodização tática
Palavras-chave:
Futebol, Periodização Tática;, DidáticaResumo
Introdução: Periodização Tática (PT) é um modelo de ensino do futebol reconhecido como alternativa a periodizações convencionais, as quais entendem que, especializando as partes, se alcançará um todo (jogo) melhor. A PT se distancia dessa ideia e nasce sob uma nova ótica, influenciada por teorias do pensamento sistêmico e da complexidade. Assim, essa concepção considera a imprevisibilidade e a complexidade existente no jogo e entende que seu ensino deve considerar a articulação de conceitos e princípios no alcance de um Jogar específico.
Objetivo: Tecer juntos reflexões sobre a PT e a Didática, sinalizando o espaço dado à Didática na abordagem e, a partir disso, apontar que esta pode contribuir para o treinamento do futebol.
Metodologia: Nesta pesquisa qualitativa foi utilizado o ensaio como método, buscando em fontes, sancionadas por Vítor Frade, origem para se pronunciar sobre como a PT ensina para valorizar sua interação com a aprendizagem. O ensaio permite colocar em questão as fronteiras da abordagem metodológica, além de apresentar os conceitos e princípios relativos à PT e à Didática.
Resultado: Como produto, concebe-se a noção de que a PT possui princípios e conceitos fortemente adequados ao treino do futebol, os quais tendem ainda a ser potencializados a partir de um reconhecimento maior da Didática dentro do método.
Conclusão: Embora seja preciso conhecer a PT, é especialmente necessário saber concretizar o método no treino. Dessa forma, a Didática pode oferecer uma lente para observar a organização metodológica da PT, fazendo com que suas capacidades sejam potencializadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.