Editorial Rev Bras Futebol 2024; v. 17, n. 3
Palabras clave:
Editorial, FutebolResumen
Neste ano de 2024 conseguimos saltar em termos qualitativos e quantitativos com o número 3. A nossa RBF passa a ser quadrimestral. É algo extremamente desafiador, pois necessitamos de um fluxo importante de artigos de boa qualidade e da disponibilidade de nosso corpo editorial para avaliar os artigos. Também mudamos de plataforma https://periodicos.ufv.br/rbf/ e inserimos uma série de modificações nas normas, visando cadastrar a revista no DOI. Com isso, teremos condições de almejar uma maior qualificação no Qualis CAPES para B1, além de ter condições de inserir a RBF no Scielo e Pubmed. Ao longo do ano de 2025 estaremos migrando todos os artigos anteriores disponíveis na plataforma antiga. Como editor chefe da RBF, estou estimulado a vencer novos desafios nos esperam para 2025.
Este número, conta com seis artigos originais, sendo o primeiro do grupo de pesquisa da UFMG, liderado pelo prof. Dr. Varley Teoldo Costa, em que buscou Investigar quais KPIs (Key Performance Indicator) técnicos e táticos que podem predizem a vitória ou derrota em uma partida de futebol na “La Liga”, entre as temporadas de temporadas 2012/2013 a 2019/2020 da primeira divisão. Um trabalho meticuloso que compreendeu uma análise 3.040 partidas. Os resultados irão surpreender!
O segundo trabalho, realizado corresponde a algo não habitual no futebol. Um estudo longitudinal, que avaliou alterações na percepção de bem-estar, recuperação e carga interna em atletas de futebol profissional que competiram em semanas normais e congestionadas. Compreender essas respostas é fundamental no planejamento do microciclo de uma equipe de futebol profissional. Leitura obrigatória para todos os membros da comissão técnica.
Existe uma infinidade de fatores que influenciam no desenvolvimento de talentos no futebol de base. O terceiro artigo trata de forma especial se os minutos jogados durante uma temporada por jogadores de futebol Sub-14 estão correlacionados com a idade relativa, desempenho físico, antropometria e maturidade. O trabalho foi realizado com jogadores de “elite” e os resultados indicam como essas variáveis podem influenciar nessa dinâmica de jogo.
Compreender fatores que podem facilitar o aparecimento de lesões no futebol, e conseqüentemente buscar medidas de prevenção é fundamental ao longo de uma temporada. O quarto artigo buscou avaliar a associação do desequilíbrio entre membros inferiores, utilizando medidas, o teste de salto com um membro (Single Hop Test), dinamometria, perimetria, para o tornozelo, empregando o Lunge Test, com o desfecho de lesão, em um total de 59 jogadores de futebol profissional da série A do Campeonato Catarinense, da série A de 2023. Os resultados obtidos permitem especialmente aos fisioterapeutas e médicos um parâmetro de avaliação interessante.
O Brasil será sede em 2027 da Copa do Mundo de futebol feminino. Isso implica que esse “mundo” do futebol seja apresentado também com foco na ciência, nos mais variados “olhares” do futebol. O quinto e sexto artigos deste número trazem esse olhar no futebol feminino. São investigações realizadas no Amazonas, liderado pelo professor Dr. Lucas Leonardo, bem como em pela prof ª Drª Maria Thereza Oliveira Souza no Paraná. No primeiro o foco foi investigar a dinâmica de participação dos clubes no CBFF-A1 após a implementação do Regimento de Licença de Clubes pela CONMEBOL, visando compreender como a introdução do Regimento de Licença de Clubes influenciou a composição dos clubes participantes. Já no segundo, um estudo com uma abordagem que apresenta a importância da formação de futebol em espaços sistematizados e exclusivos para meninas. Ambos os estudos são super interessantes, com resultados reflexivos sobre o futebol feminino no Brasil.
Reiteramos que sua ajuda é extremamente importante em divulgar nosso trabalho além de enviar artigos com de boa qualidade. Mais novidades virão ao longo de 2025. Espero que desfrutem dos artigos deste número.
Prof. Dr. João Carlos Bouzas Marins
Editor Chefe da Revista Brasileira de Futebol
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Brasileira de Futebol

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.