COMPETITIVIDADE DO AÇÚCAR BRASILEIRO NO MERCADO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v4i4.91Resumo
Este trabalho objetivou, por meio de um conjunto de indicadores, avaliar a
competitividade do açúcar brasileiro no comércio internacional. O indicador marketshare
evidenciou sua significativa importância, considerando que o Brasil foi responsável
por 40,61% do açúcar comercializado no mercado internacional em 2005. Em se
tratando de competitividade frente a outros países e outros produtos, o indicador
vantagem relativa na exportação também revela a vantagem competitiva do açúcar brasileiro.
No que se refere à participação do açúcar no total das exportações brasileiras, o
crescimento também é substancial, tendo aumentado sua representatividade em 95% no
período analisado. A participação do saldo comercial do açúcar no PIB agrícola brasileiro
também foi crescente no período analisado, considerando que em 1994 o açúcar
representava menos de 1% do PIB agrícola e chegou a representar 3,53% em 2002.
Esses dados ratificam a importância do açúcar brasileiro na geração de divisas e destacam
sua crescente vantagem competitiva perante os demais países produtores e exportadores.
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