CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE LEITE: FATORES DETERMINANTES PARA A COMERCIALIZAÇÃO PELO PRODUTOR GOIANO
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v16i2.518Resumo
A cadeia produtiva do leite é a principal possibilidade de inserção comercial para grande parte dos produtores rurais brasileiros. Entretanto, novas exigências de escala e de qualidade podem excluir produtores que a elas não se adequem. O objetivo desta pesquisa é compreender as possibilidades de comercialização do ponto de vista do produtor de leite de Goiás. O levantamento de dados primários foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com especialistas e pesquisa de campo com produtores rurais. Os resultados apontam para a existência de sete canais de comercialização para os quais o produtor goiano pode vender o leite, sendo três formais (cooperativa ou associação de produtores; cooperativa agroindustrial; e laticínio) e quatro informais, por não passarem pela fiscalização dos órgãos de vigilância (venda direta ao consumidor; queijeiro; atravessador; e produtor que agroindustrializa). Não foi encontrado perfil específico de produtor relacionado a cada um dos canais. Em Goiás, os canais formais restringem a entrada, mas não excluem os produtores, que também contam com a opção de canais informais. Novas pesquisas devem avaliar até que ponto o cenário goiano representa a realidade nacional e identificar as tendências do mercado informal de leite.
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