EFICIÊNCIA EM CONCESSÕES DE RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v17i2.7897Resumo
Passados 20 anos do final da primeira etapa de concessões rodoviárias e dado o atual cenário de retomada de crescimento com restrição fiscal, o setor privado deverá ser predominante nos investimentos realizados no setor rodoviário no futuro.Os investimentos em infraestrutura serão fundamentais para esse caminho. Este trabalho mensurou a eficiência dos contratos de concessão de rodovias federais. São utilizados dados entre 2012 e 2016 das três etapas de concessões rodoviárias brasileiras, cuja eficiência é calculada e avaliada por meio das técnicas de DEA e SFA.A conclusão é que, em média, as concessionárias produzem 84% do output máximo permitido, e a concessionária mais eficiente entrega 92%. Esse resultado amplia a análise feita por artigos semelhantes, pois considera todos os contratos vigentes das três etapas de concessões rodoviárias federais e fornece insumos para discussão de políticas públicas e também para o comportamento do próprio regulador (ANTT), que pode atuar incentivando maior produtividade das concessionárias.Downloads
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Referências
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Publicado
2019-12-14
Como Citar
Neves, C. E. V., & Bertussi, G. L. (2019). EFICIÊNCIA EM CONCESSÕES DE RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS. Revista De Economia E Agronegócio, 17(2), 272–291. https://doi.org/10.25070/rea.v17i2.7897
Edição
Seção
Edição Especial - Macroeconomia e Desenvolvimento
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