EFICIÊNCIA EM CONCESSÕES DE RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Carlos Eduardo Véras Neves ANTT e UnB
  • Geovana Lorena Bertussi UnB

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v17i2.7897

Resumo

Passados 20 anos do final da primeira etapa de concessões rodoviárias e dado o atual cenário de retomada de crescimento com restrição fiscal, o setor privado deverá ser predominante nos investimentos realizados no setor rodoviário no futuro.Os investimentos em infraestrutura serão fundamentais para esse caminho. Este trabalho mensurou a eficiência dos contratos de concessão de rodovias federais. São utilizados dados entre 2012 e 2016 das três etapas de concessões rodoviárias brasileiras, cuja eficiência é calculada e avaliada por meio das técnicas de DEA e SFA.A conclusão é que, em média, as concessionárias produzem 84% do output máximo permitido, e a concessionária mais eficiente entrega 92%. Esse resultado amplia a análise feita por artigos semelhantes, pois considera todos os contratos vigentes das três etapas de concessões rodoviárias federais e fornece insumos para discussão de políticas públicas e também para o comportamento do próprio regulador (ANTT), que pode atuar incentivando maior produtividade das concessionárias.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Véras Neves, ANTT e UnB

Especialista em Regulação na ANTT

Doutorando em Economia na UnB

Geovana Lorena Bertussi, UnB

Professora Adjunto IV

Departamento de Economia UnB

Economia da Infraestrutura

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Publicado

2019-12-14

Como Citar

Neves, C. E. V., & Bertussi, G. L. (2019). EFICIÊNCIA EM CONCESSÕES DE RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS. Revista De Economia E Agronegócio, 17(2), 272–291. https://doi.org/10.25070/rea.v17i2.7897

Edição

Seção

Edição Especial - Macroeconomia e Desenvolvimento