EXPORTAÇÕES DE SOJA E MEDIDAS SPS: ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS NO MERCADO CHINÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v19i1.9907

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a competitividade das exportações da soja brasileira em relação às exportações da soja estadunidense no mercado chinês entre 2008 e 2017. O estudo vale-se do índice de competição e do coeficiente de divergência dos dois países. Ademais, o trabalho propõe uma análise descritiva das medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS) em vigor no Brasil e nos EUA nos anos analisados. Os principais resultados deste trabalho insinuam que o Brasil vem ganhando competitividade em relação aos EUA no comércio de soja destinada a China. Além disso, verificou-se que existe divergência no sistema produtivo do Brasil e dos Estados Unidos ao longo do período. O trabalho revelou que, entre 2008 e 2017, a China não emitiu notificações SPS que afetassem a produção da soja brasileira e estadunidense. No entanto, os resultados indicam que a produção de soja desses países recebeu notificações SPS por outros parceiros comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Teixeira Gaia, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba.

Ravilla de Castro Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba.

Victor Henrique Lana Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba. Mestre em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Realiza pesquisas nas áreas de comércio internacional, integração econômica e política comercial.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Teixeira Gaia, C., de Castro Barbosa, R., & Lana Pinto, V. H. (2021). EXPORTAÇÕES DE SOJA E MEDIDAS SPS: ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS NO MERCADO CHINÊS. Revista De Economia E Agronegócio, 19(1), 1–26. https://doi.org/10.25070/rea.v19i1.9907

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)