EXPORTAÇÕES DE SOJA E MEDIDAS SPS: ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS NO MERCADO CHINÊS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v19i1.9907

Abstract

Este estudo teve como objetivo investigar a competitividade das exportações da soja brasileira em relação às exportações da soja estadunidense no mercado chinês entre 2008 e 2017. O estudo vale-se do índice de competição e do coeficiente de divergência dos dois países. Ademais, o trabalho propõe uma análise descritiva das medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS) em vigor no Brasil e nos EUA nos anos analisados. Os principais resultados deste trabalho insinuam que o Brasil vem ganhando competitividade em relação aos EUA no comércio de soja destinada a China. Além disso, verificou-se que existe divergência no sistema produtivo do Brasil e dos Estados Unidos ao longo do período. O trabalho revelou que, entre 2008 e 2017, a China não emitiu notificações SPS que afetassem a produção da soja brasileira e estadunidense. No entanto, os resultados indicam que a produção de soja desses países recebeu notificações SPS por outros parceiros comerciais.

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Author Biographies

Camila Teixeira Gaia, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba.

Ravilla de Castro Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba.

Victor Henrique Lana Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba. Mestre em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Realiza pesquisas nas áreas de comércio internacional, integração econômica e política comercial.

Published

2021-09-01

How to Cite

Teixeira Gaia, C., de Castro Barbosa, R., & Lana Pinto, V. H. (2021). EXPORTAÇÕES DE SOJA E MEDIDAS SPS: ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS NO MERCADO CHINÊS. Revista De Economia E Agronegócio, 19(1), 1–26. https://doi.org/10.25070/rea.v19i1.9907

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