PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE ESG, DESEMPENHO ECONÔMICO, PRINCIPIOS DO COOPERATIVISMO E ODS NAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v22i1.17771Abstract
O cooperativismo é um modelo voltado às práticas de sustentabilidade. Para contribuir com a mensuração dessas práticas, em 2005, foi criado o conceito ESG. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar práticas de sustentabilidade nas dimensões ESG e suas relações com diferentes indicadores nas cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. No estudo realizado com o universo das 96 cooperativas agropecuárias gaúchas, 89 responderam ao questionário. Os resultados revelam que a dimensão “governança” recebeu maior atenção pelas lideranças, seguida pela dimensão “social”, como sinalizam as médias aritméticas apuradas (entre 0,00 e 1,00): governança (0,60), social (0,59), ambiental (0,51). O estudo possibilitou definir o Índice ESG, o Índice Estendido (ESG + econômico + princípios cooperativistas + ODS), e a análise de correlações e das dispersões permitiram avaliar o equilíbrio ou desequilíbrio entre as dimensões.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.