IMPERFEIÇÃO COMERCIAL E DIFERENCIAÇÃO, POR ORIGEM, NO MERCADO INTERNACIONAL DE CAFÉS.

Autores

  • José Jair Soares Viana
  • Orlando Monteiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v2i1.25

Resumo

Neste estudo, um modelo mundial para o mercado internacional do café é
desenvolvido e analisado, considerando-se os principais países e regiões exportadores
(Brasil, Colômbia, México, África, América Central e Ásia) e os principais importadores
(Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Itália, Espanha, Canadá, Inglaterra,
Holanda). Esse modelo é, então, simulado para vários choques, tais como diminuição de
barreiras que reduzam os preços do café em todos os mercados importadores, incremento
na renda que aumente a demanda mundial e variações na produção do Brasil e da Ásia.
Os resultados avaliados, nos prazos curto e longo, mostram, dentre outros, grandes
efeitos sobre os preços do café quando havia alterações na produção, especialmente no
Brasil. Reduções nas barreiras teriam pequeno efeito nos fluxos de comércio, e aumentos
na demanda internacional beneficiariam, relativamente, mais as exportações do Brasil e
do México.

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Publicado

2015-06-01

Como Citar

Soares Viana, J. J., & da Silva, O. M. (2015). IMPERFEIÇÃO COMERCIAL E DIFERENCIAÇÃO, POR ORIGEM, NO MERCADO INTERNACIONAL DE CAFÉS. Revista De Economia E Agronegócio, 2(1). https://doi.org/10.25070/rea.v2i1.25

Edição

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