ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v11i2.222Abstract
As estratégias de marketing verde tentam atribuir maior valor aos
produtos, destacando seus aspectos relacionados à preservação do meio ambiente e à
sustentabilidade. O presente estudo procurou verificar se a aplicação de estratégias de
marketing verde na comercialização de produtos orgânicos agrega, na percepção do
consumidor, maior valor aos produtos alimentícios. O estudo foi desenvolvido em três
etapas com natureza e caráter metodológicos distintos, em que se procurou identificar
a disposição dos consumidores a pagar mais por produtos orgânicos, compreender os
motivos pelos quais há ou não esta disposição e discutir as estratégias utilizadas na
comercialização destes produtos. Os resultados mostram que as estratégias de marketing
verde aplicadas na comercialização de produtos orgânicos realmente criam maior valor
na concepção de boa parte dos consumidores e que uma parcela considerável deles
mostra disposição para pagar um valor adicional para consumir tais produtos. Entretanto,
muitos destes consumidores não têm uma real noção do que seja um produto orgânico
e seus benefícios, sendo que, nesses casos, estratégias mais efetivas de comunicação
de valor são necessárias.
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