OTIMIZAÇÃO DA LOGISTICA DE TRANSPORTE DA SOJA DO MATOPIBA DESTINADA À EXPORTAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v21i3.13250

Resumo

Este estudo tem como objetivo minimizar o custo total de transporte da soja produzida na região do MATOPIBA, destinada à exportação, a partir da proposição e implementação de um modelo matemático baseado em programação linear. O trabalho foi elaborado considerando 11 origens, representadas pelas mesorregiões produtoras de quatro estados: Maranhão Piauí, Tocantins e Bahia, e os dois principais destinos internacionais da soja brasileira: os Portos de Xangai e Hamburgo, considerando rotas via Canal do Panamá e Cabo da Boa Esperança, utilizando 10 portos brasileiros para transbordo. Foram elaborados oito cenários, alterando capacidade dos portos, quantidade ofertada e demandada e rotas internas. Os cenários construídos com maior número de rotas multimodais geraram os menores custos de transporte, sempre indicando a exportação para Xangai através do Cabo da Boa Esperança. Foram realizadas análises de exportações, para os anos de 2017 e 2027, analisando também qualitativamente o comportamento do sistema, no ano de 2024. O estudo também permitiu analisar a utilização dos portos brasileiros a partir de alterações de capacidades, prevendo possíveis investimentos na estrutura de transportes destas regiões.

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Dos Santos Lopes, H., Cardoso Góes, L. F., & da Silva Lima, R. (2024). OTIMIZAÇÃO DA LOGISTICA DE TRANSPORTE DA SOJA DO MATOPIBA DESTINADA À EXPORTAÇÃO. Revista De Economia E Agronegócio, 21(3), 1–21. https://doi.org/10.25070/rea.v21i3.13250

Edição

Seção

Artigos