Determinantes do Acesso pelos Produtores aos Serviços de Extensão Rural em Moçambique

Autores

  • Carlos Filimone Instituto de Investigacao Agraria de Mocambique
  • Sandre José Macia Instituto Nacional de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever.v13i1.16257

Resumo

Nos países africanos, em geral, e em Moçambique, em particular, o acesso aos serviços de extensão agrária pelos produtores, tem sido o único meio para a maioria dos produtores acederem a informação e conhecimento agrário. Em Moçambique são poucos os estudos que analisam os fatores que influenciam o acesso aos serviços de extensão. Portanto, este estudo conduzido com base nos dados do Inquérito Agrário Integrado (IAI2020) e usando a regressão logística binária para análise de dados, visa contribuir para melhor entendimento dos fatores que determinam o acesso aos serviços de extensão agrária pelos produtores. Os resultados da pesquisa nos indicam que os seguintes fatores influenciam positivamente para o acesso aos serviços de extensão: sexo, idade, formação em agropecuária, produção de culturas de rendimento, faz trabalho remunerado, ser membros de uma associação, acesso ao crédito e tamanho da área de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandre José Macia, Instituto Nacional de Estatística

Mestrado em Economia Agrária, Ramo de Agronegócios, na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Desde 2002 é funcionário do Instituto Nacional de Estatística (INE), Direccão das Contas Nacionais e Indicadores Globais onde tem, entre outras actividades, a responsabilidade de assistir a Delegação Provincial do INE de Niassa na produção do Índice de Preços no Consumidor (IPC). Na sua área de trabalho é, igualmente, responsável pela elaboração dos equilíbrios de oferta e procura dos recursos minerais e dos produtos agro-pecuários, incluindo as contas dos respectivos ramos de actividade. Em coordenação com os colegas da Direcção tem a responsabilidade de identificar e analisar as fontes de informação estatística, analisar a consistência da informação de base, produzir e interpretar os principais indicadores macroeconómicos do país, com destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) e IPC. Igualmente, têm a responsabilidade de preparar os indicadores macroecómicos para a publicação nas páginas de internet do Instituto Nacional de Estatística e na plataforma da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) designada por CountryStat. Possui experiência de docência de Matemática (Ensino Primário do 2º grau e Secundário Geral do 2º Ciclo) e Estatística (Ensino Superior). 

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Filimone, C., & Macia, S. J. (2024). Determinantes do Acesso pelos Produtores aos Serviços de Extensão Rural em Moçambique. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 13(1). https://doi.org/10.36363/rever.v13i1.16257

Edição

Seção

Artigos