Determinantes do Acesso pelos Produtores aos Serviços de Extensão Rural em Moçambique

Autores/as

  • Carlos Filimone Instituto de Investigacao Agraria de Mocambique
  • Sandre José Macia Instituto Nacional de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever.v13i1.16257

Resumen

Nos países africanos, em geral, e em Moçambique, em particular, o acesso aos serviços de extensão agrária pelos produtores, tem sido o único meio para a maioria dos produtores acederem a informação e conhecimento agrário. Em Moçambique são poucos os estudos que analisam os fatores que influenciam o acesso aos serviços de extensão. Portanto, este estudo conduzido com base nos dados do Inquérito Agrário Integrado (IAI2020) e usando a regressão logística binária para análise de dados, visa contribuir para melhor entendimento dos fatores que determinam o acesso aos serviços de extensão agrária pelos produtores. Os resultados da pesquisa nos indicam que os seguintes fatores influenciam positivamente para o acesso aos serviços de extensão: sexo, idade, formação em agropecuária, produção de culturas de rendimento, faz trabalho remunerado, ser membros de uma associação, acesso ao crédito e tamanho da área de produção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandre José Macia, Instituto Nacional de Estatística

Mestrado em Economia Agrária, Ramo de Agronegócios, na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Desde 2002 é funcionário do Instituto Nacional de Estatística (INE), Direccão das Contas Nacionais e Indicadores Globais onde tem, entre outras actividades, a responsabilidade de assistir a Delegação Provincial do INE de Niassa na produção do Índice de Preços no Consumidor (IPC). Na sua área de trabalho é, igualmente, responsável pela elaboração dos equilíbrios de oferta e procura dos recursos minerais e dos produtos agro-pecuários, incluindo as contas dos respectivos ramos de actividade. Em coordenação com os colegas da Direcção tem a responsabilidade de identificar e analisar as fontes de informação estatística, analisar a consistência da informação de base, produzir e interpretar os principais indicadores macroeconómicos do país, com destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) e IPC. Igualmente, têm a responsabilidade de preparar os indicadores macroecómicos para a publicação nas páginas de internet do Instituto Nacional de Estatística e na plataforma da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) designada por CountryStat. Possui experiência de docência de Matemática (Ensino Primário do 2º grau e Secundário Geral do 2º Ciclo) e Estatística (Ensino Superior). 

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Filimone, C., & Macia, S. J. (2024). Determinantes do Acesso pelos Produtores aos Serviços de Extensão Rural em Moçambique. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 13(1). https://doi.org/10.36363/rever.v13i1.16257

Número

Sección

Artigos