Como fazer extensão rural com distanciamento social?

Análise da inclusão de TICs na metodologia extensionista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever.v10i02.11919

Resumen

Analisamos as implicações da adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como parte da metodologia empregada em ações extensionistas desenvolvidas junto a agricultores familiares do município de Ouro Preto-MG no contexto da pandemia de COVID-19. Em tal caso, as TICs foram utilizadas como mediadoras das ações extensionistas em geral e, especificamente, como ferramentas de apoio à comercialização de produtos agroecológicos durante a pandemia de COVID-19. A partir dessa experiência, buscamos extrair considerações sobre o emprego das TICs no processo extensionista em geral e, especificamente, no trabalho com populações rurais, sujeitas à exclusão social e digital. A partir dos resultados da experiência, ponderamos que o uso das TICs como parte da metodologia extensionista apresenta potencialidades e desafios para a realização da extensão de forma inclusiva.

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Biografía del autor/a

Marisa Singulano, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. 

Maurício Leonard de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Assistente na Universidade Federal de Ouro Preto. 

Luana Freitas, Universidade Federal de Ouro Preto

Formada em Ciências Biológicas e Mestra em Ecologia de Biomas Tropicais pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2022-05-12

Cómo citar

Singulano, M., Souza, M. L. de, & Freitas, L. (2022). Como fazer extensão rural com distanciamento social? Análise da inclusão de TICs na metodologia extensionista. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 10(02), 61–78. https://doi.org/10.36363/rever.v10i02.11919