Função social da empresa: instrumento de efetivação dos direitos fundamentais trabalhistas e do valor social do trabalho

Autores

  • Patrícia Santos de Sousa Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Em vista às transformações sociais, econômicas, financeiras e tecnológicas ocorridas nos últimos séculos, o primado do trabalho e do emprego passou a ser precarizado, de forma que há descompasso entre o plano normativo e o plano factual. Este artigo disserta sobre a função social da empresa como instrumento de compatibilização do capital e trabalho, para que ser realizem com plenitude os direitos fundamentais trabalhistas e o valor social do trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Santos de Sousa Carmo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Advogada. Professora. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica (2009-2011). Doutoranda pela Potifícia Universidade Católica, na linha Direito do Trabalho, Modernidade e Democracia, sob a orientação do Prof. DR. Márcio Túlio Viana.

Downloads

Publicado

28-05-2014

Como Citar

SANTOS DE SOUSA CARMO, P. Função social da empresa: instrumento de efetivação dos direitos fundamentais trabalhistas e do valor social do trabalho. Revista de Direito, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 171–192, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1556. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo