A proteção jurídica do consumidor no ambiente virtual: um etudo sobre a responsabilidade civil dos "Clubes de Desconto" pelo fato e vicio do produto
Palavras-chave:
Comércio eletrônico, Compras coletivas, Clube de desconto.Resumo
O presente trabalho é um estudo sobre a responsabilidade civil dos chamados “clubes de desconto”, nova modalidade de compra coletiva, à luz do Código de Defesa do Consumidor. Inicialmente, traça-se um histórico do surgimento do comércio eletrônico, sobretudo da modalidade “compras coletivas” para então desaguar em uma versão mais moderna desta. Se faz uma análise das repercussões jurídicas nas questões de responsabilidade pelo "fato" ou "vício" do produto, elencando as hipóteses de cada um, bem como as ferramentas que dispõem o consumidor, em cada caso, para obter a reparação pelos danos sofridos. Busca-se identificar a posição dos tribunais brasileiros sobre esta nova modalidade de compra eletrônica. Identificando a responsabilidade objetiva e solidária destes fornecedores e, por fim, tecer alguns comentários sobre o reaquecimento das compras coletivas, sobretudo dos clubes de desconto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista de Direito apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista de Direito.
A Revista de Direito não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.