EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NA PARAÍBA

Autores

  • Allan Jones Andreza Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Luciano Nascimento Silva Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Educação. Direitos Humanos. Polícia Comunitária. Conhecimento.

Resumo

Esse artigo se detém em analisar a educação policial militar e suas consequentes práticas profissionais, tomando como parâmetro a existência de dois modelos: o tradicional, baseado numa prática pedagógica mecanicista que tende não apenas reproduzir mas disciplinar os discentes, destituindo-os de qualquer forma de sensibilidade em relação ao meio que lhe circunda, o que redunda em práticas policiais ríspidas, por vezes marcadas pelo abuso e uso desproporcional da força; e a humanizadora, que é baseada num processo de ensino-aprendizagem reflexivo, com a problematização do papel policial diante da realidade na qual está inserido. Este modelo, é baseado essencialmente no policiamento comunitário, que deita sua preocupação em criar laços com a população e atentar a sua realidade, para em conjunto definir as prioridades da atuação policial, majoritariamente preventiva e responsável pela promoção de uma segurança cidadã, capaz de produzir resultados positivos ao garantir direitos e deveres para com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Jones Andreza Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciências Jurídicas (PPGCJ/CCJ/UFPB), Especialista em Direitos Fundamentais e Democracia (UEPB), Bacharel em Direito (UEPB), Bacharel em Segurança Pública (PMPB).

Luciano Nascimento Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-Doutorando em Sociologia e Teoria do Direito no Centro di Studi sul Rischio dalla Facoltà di Giurisprudenza dell`Università del Salento - CSR-FG-UNISALENTO (2013-2015); Doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra FDUC (2003-2007); Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo USP (2001-2003); Investigador científico convidado na Facolta di Giurisprudenza Dipartimento di Studi Giuridici dell Università del Salento, Lecce, Italia (2006-2007) e no Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht Departments of Criminal Law and Criminology Freiburg in Breisgau Baden-Wüttemberg, Deutschland (Alemanha) MPI (2005-2006); Professor visitante no Dipartimento di Scienze Penalistiche, Processualpenlistiche e Criminologische della Facoltà di Giurisprudenza dellʾUniversità degli Studi di Palermo, Sicilia, Italia (2008-2009), Professor da Universidade Estadual da Paraíba - CCJ/UEPB; Professor Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia - CCJ/UEPB (2015); Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba - PPGCJ/CCJ/UFPB (2013-2016), entre outras atividades acadêmicas.

Downloads

Publicado

07-04-2017

Como Citar

SILVA, A. J. A.; SILVA, L. N. EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NA PARAÍBA. Revista de Direito, [S. l.], v. 8, n. 02, p. 25–49, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1718. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo