EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NA PARAÍBA
Palavras-chave:
Educação. Direitos Humanos. Polícia Comunitária. Conhecimento.Resumo
Esse artigo se detém em analisar a educação policial militar e suas consequentes práticas profissionais, tomando como parâmetro a existência de dois modelos: o tradicional, baseado numa prática pedagógica mecanicista que tende não apenas reproduzir mas disciplinar os discentes, destituindo-os de qualquer forma de sensibilidade em relação ao meio que lhe circunda, o que redunda em práticas policiais ríspidas, por vezes marcadas pelo abuso e uso desproporcional da força; e a humanizadora, que é baseada num processo de ensino-aprendizagem reflexivo, com a problematização do papel policial diante da realidade na qual está inserido. Este modelo, é baseado essencialmente no policiamento comunitário, que deita sua preocupação em criar laços com a população e atentar a sua realidade, para em conjunto definir as prioridades da atuação policial, majoritariamente preventiva e responsável pela promoção de uma segurança cidadã, capaz de produzir resultados positivos ao garantir direitos e deveres para com a comunidade.
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