EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NA PARAÍBA
Palavras-chave:
Educação. Direitos Humanos. Polícia Comunitária. Conhecimento.Resumo
Esse artigo se detém em analisar a educação policial militar e suas consequentes práticas profissionais, tomando como parâmetro a existência de dois modelos: o tradicional, baseado numa prática pedagógica mecanicista que tende não apenas reproduzir mas disciplinar os discentes, destituindo-os de qualquer forma de sensibilidade em relação ao meio que lhe circunda, o que redunda em práticas policiais ríspidas, por vezes marcadas pelo abuso e uso desproporcional da força; e a humanizadora, que é baseada num processo de ensino-aprendizagem reflexivo, com a problematização do papel policial diante da realidade na qual está inserido. Este modelo, é baseado essencialmente no policiamento comunitário, que deita sua preocupação em criar laços com a população e atentar a sua realidade, para em conjunto definir as prioridades da atuação policial, majoritariamente preventiva e responsável pela promoção de uma segurança cidadã, capaz de produzir resultados positivos ao garantir direitos e deveres para com a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista de Direito apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista de Direito.
A Revista de Direito não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.