INTERPRETAÇÃO FENOMENOLÓGICA DA NOÇÃO DE VALOR NA TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO DE MIGUEL REALE
Keywords:
Axiologia. Ontognoseologia. Teoria Tridimensional do Direito.Abstract
O presente estudo se consubstancia numa reflexão crítica sobre a axiologia no pensamento jusfilosófico de Miguel Reale. Busca analisar se há consistência teorética na síntese proposta por Reale entre personalismo e historicismo axiológico, a partir das quais fundamenta o que denomina “invariantes axiológicas”. Para tanto, apresenta a noção de valor realeana enquanto síntese a priori que possibilita a compreensão do ente pela correlação ontognoseológica entre sujeito-objeto e que se constitui como cultura pela objetivação da intencionalidade da consciência nos processos históricos. Recorre à ascendência teórica no pensamento de Miguel Reale, elegendo Kant e Husserl como suas influências principais. Pretende, assim, sugerir que ao fazer este movimento, Reale não supera as tradições kantiana e husserleana, como afirma superar, além de, também, não se manter estritamente fiel a tais tradições filosóficas, bem como que a síntese por ele querida é forçosaDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-07
How to Cite
GUIMARÃES, C. R.; DOS SANTOS MOURA-MELO, I.; AFONSO-ROCHA, R. INTERPRETAÇÃO FENOMENOLÓGICA DA NOÇÃO DE VALOR NA TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO DE MIGUEL REALE. Revista de Direito, [S. l.], v. 8, n. 02, p. 51–94, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1781. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The published work is the entirely the responsibility of the authors, and Revista de Direito is only responsible for its evaluation, as a medium for scientific publication.
After publication, the authors cede the copyright, which becomes the property of Revista de Direito.
Revista de Direito is not responsible for any violations of Law No. 9,610/1998, the Brazilian Copyright Law.
In the identification of plagiarism and self-plagiarism, the manuscript will be rejected.