Um debate sobre o colonialismo e as cotas raciais

a democratização do lugar social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32361/2021130211645

Palabras clave:

Cotas raciais, Colonialismo, Lugar social

Resumen

O presente artigo versa sobre um debate teórico acerca do colonialidade e das cotas raciais para ingressar ao ensino superior brasileiro, apontando como esses dois acontecimentos, mesmo que ocasionados em tempos distintos, encontram-se correlacionados. O texto, em um segundo momento, assinala o surgimento dos debates sobre raças e identidades, a partir da discussão de como estes foram utilizados de modo abrangente para criar um suposto “lugar social” para elas. Aponta-se ainda como surgiram as ações afirmativas no Brasil, apresentando-se os principais argumentos no embate entre os aspectos negativos e positivos das cotas raciais, de modo a demonstrar como estas podem ser a saída para romper com o ciclo segregacionista existente ainda hoje, de forma a proporcionar uma democratização do conhecimento e do lugar social de raças no contexto do século XXI.

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Biografía del autor/a

Renata Gonçalves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UFPB. Licenciada em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Bacharela em Direito pela UFPB. Advogada. E-mail: renata.pibid@gmail.com.

Josilene Ferreira Mendes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Ciências Jurídicas no Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharela em Direito pela UFPA. E-mail: josilenefmadv@gmail.com.

Daniela Castro dos Reis, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora e Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extenção. Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia. Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos com Sociedades: Comportamento, Etnografia e Direitos da UFRA e membro do GT Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. E-mail: danireispara@gmail.com.

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Publicado

01.06.2021

Cómo citar

SOUZA, R. G. de; MENDES, J. F.; REIS, D. C. dos. Um debate sobre o colonialismo e as cotas raciais: a democratização do lugar social. Revista de Direito, [S. l.], v. 13, n. 02, p. 01–21, 2021. DOI: 10.32361/2021130211645. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/11645. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos do dossiê