PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ESPORTES ADAPTADOS NA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
relato de experiência, educação física escolar, esportes adaptadosResumo
Este estudo descreve a experiência de um projeto, nas aulas de Educação Física, cujo assunto tematizado foram os esportes adaptados. Realizado durante o primeiro semestre de 2012 para alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental, os alunos vivenciaram adaptações de diversas modalidades esportivas para pessoas com deficiência física e visual. Na dimensão conceitual, foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes, pesquisa, seminários e debates. Na dimensão atitudinal, foram realizadas discussões envolvendo as dificuldades que as pessoas com deficiência possuem para viver em sociedade e a mudança de postura das pessoas para que todos tenham a oportunidade de viver com qualidade de vida. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada dos esportes adaptados, compreenderam a história, as regras e as estratégias para participar dessas modalidades e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.
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