PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ESPORTES ADAPTADOS NA ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Daniel Teixeira Maldonado Doutorando do programa Stricto-Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (USJT) e docente da rede municipal de ensino de São Paulo
  • Daniel Bocchini Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e docente da rede municipal de ensino

Palabras clave:

relato de experiência, educação física escolar, esportes adaptados

Resumen

Este estudo descreve a experiência de um projeto, nas aulas de Educação Física, cujo assunto tematizado foram os esportes adaptados. Realizado durante o primeiro semestre de 2012 para alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental, os alunos vivenciaram adaptações de diversas modalidades esportivas para pessoas com deficiência física e visual. Na dimensão conceitual, foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes, pesquisa, seminários e debates. Na dimensão atitudinal, foram realizadas discussões envolvendo as dificuldades que as pessoas com deficiência possuem para viver em sociedade e a mudança de postura das pessoas para que todos tenham a oportunidade de viver com qualidade de vida. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada dos esportes adaptados, compreenderam a história, as regras e as estratégias para participar dessas modalidades e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.

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Publicado

2015-07-30

Cómo citar

Maldonado, D. T. ., & Bocchini, D. . (2015). PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ESPORTES ADAPTADOS NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Mineira De Educação Física, 23(2), 160–173. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9983