PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA NA ESCOLA PÚBLICA: TEMATIZANDO AS PIPAS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palabras clave:
educação física escolar, cultura corporal, pipaResumen
Este estudo teve o objetivo de relatar uma experiência desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2013, durante aproximadamente os três primeiros meses, sobre a tematização da pipa nas aulas de Educação Física, em uma escola pública do município de São Paulo, localizada na zona norte, no bairro Freguesia do Ó, com os alunos do 7º ano. A escolha desse tema perpassa por dois motivos: o primeiro, ao fato de a sua frequência ser maior no período de férias escolares - como a proposta se deu bem no início do ano letivo, ainda era possível presenciar alguns praticantes; e o segundo motivo se deve à reunião de que todos os professores da unidade escolar participaram, em que foi definido que o tema do Projeto Especial de Ação da escola seriam as manifestações da cultura. Realizamos um mapeamento inicial, a fim de diagnosticar qual conhecimento os alunos tinham sobre essa temática. Assim, verificamos que possuíam a representação de que essa manifestação da cultura corporal era atividade somente para indivíduos do sexo masculino e que estes tinham a fama de ser desocupados, maloqueiros e irresponsáveis. A partir dessas informações, traçamos diversas práticas pedagógicas, que buscaram refletir, questionar, experimentar e compreender tal prática da linguagem corporal. Entre as várias ações, propusemos o conhecimento da história, discussão sobre o preconceito, as gírias dos pipeiros, campeonatos de pipas, riscos em relação ao uso do cerol, produção de pipas e experimentação de empinar. Após a conclusão deste projeto, conseguimos trazer novos significados à imagem dos praticantes da pipa.
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