EQUOTERAPIA E LINGUAGEM HUMANA

Autores/as

  • Jadson Justi Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Membro do corpo de pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Palabras clave:

equoterapia, linguagem, psicomotricidade

Resumen

Introdução: A equoterapia é um método terapêutico que apresenta o cavalo como principal instrumento para habilitação e reabilitação em saúde e educação, utilizando-se de técnicas de equitação para a reeducação motora e mental; ela atua em âmbito terapêutico, para superar ou minimizar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais de seus praticantes. Objetivo: Estimular processos dimensionais da linguagem na associação de dois procedimentos terapêuticos, equoterapia e terapia fonoaudiológica, para crianças diagnosticadas com Atraso de Linguagem. Casuística e método: Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de cunho hipotéticodedutivo sobre o atendimento equoterapêutico com crianças que apresentam diagnóstico de Atraso de Linguagem. Participaram desta pesquisa duas crianças do sexo masculino, ambas com idade de oito anos. Resultados: Houve desenvolvimento em aspectos psicomotores, perceptuais, cognitivos e de desenvolvimento verbal. Conclusão: A terapia concomitante de linguagem e equoterapia pode ser satisfatória para a melhora da patologia de Atraso de Linguagem.

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Publicado

2013-10-30

Cómo citar

Justi, J. . (2013). EQUOTERAPIA E LINGUAGEM HUMANA. Revista Mineira De Educação Física, 21(3), 98–113. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10124