PRÁTICAS DE EMPODERAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O CASO EM UMA CLÍNICA DE ARACAJU (SE)

Autores

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta e discute práticas de empoderamento da equipe de enfermagem em uma clínica de Aracaju-SE. Para isso, descrevi as práticas da coordenadora de enfermagem e sua equipe, examinei as práticas de gestão adotadas e avaliei o papel do empoderamento no desenvolvimento organizacional. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, um estudo de caso com viés etnográfico, valendo-me da observação participante, anotações em um diário de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Nos resultados identifiquei práticas de empoderamento individual e organizacional, como: autoconfiança, autonomia, delegação de poder e participação nas decisões da empresa. Com a autonomia dada aos funcionários, a criatividade para exercer as atividades aumentou e o desempenho pessoal melhorou. Esse cenário pode servir de importante referencial para práticas de gestão empoderadoras nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klívia Michelly Santos Oliveira , Universidade Federal de Sergipe

Secretária Executiva

Igor Gadioli Cavalcanti e Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Secretariado Executivo

Flávia Lopes Pacheco, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Secretariado Executivo

Nathalia Carvalho Moreira, Universidade Federa de Sergipe

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Realizou estágio doutoral na Concordia University em Montreal, Canadá. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Gestão Estratégica (UFV) e Graduada em Secretariado Executivo (UFV). Professora do curso de graduação em Secretariado Executivo e do mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Michelly Santos Oliveira , K. ., Silva, I. ., Lopes Pacheco, F. ., & Moreira, N. C. (2020). PRÁTICAS DE EMPODERAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: O CASO EM UMA CLÍNICA DE ARACAJU (SE). Revista De Ciências Humanas, 20(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/10183

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)