Edições anteriores


2017

Capa da revista

n. 2 (2017): Literaturas Hispânicas

Compraze-nos apresentar o último número da Revista de Ciências Humanas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que acaba de ser lançado com um dossiê dedicado à Literatura Hispânica, com contribuições de pesquisadores de diversas e renomadas universidades do Brasil e também da Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argentina. Este número evidencia o crescimento e a inserção dos estudos de Literatura e língua hispânicas na UFV, que caminham para celebrar uma década em breve.

 

Desejamos uma boa e proveitosa leitura!


Capa da revista

n. 1 (2017): Espaços deliberativos: experiências participativas e cidadãs

O dossiê Espaços deliberativos: experiências participativas e cidadãs nasce no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Grupo “Espaços Deliberativos e Governança Pública” (GEGOP/CLACSO). Nossa intenção com este número especial é disseminar relatos, ensaios e artigos oriundos da realização de projetos de extensão ou de pesquisa que se dedicaram a explorar e entender as dinâmicas de espaços deliberativos ou participativos e suas implicações na governança pública.

2016

Capa da revista

n. 2 (2016): Dossiê Gestão e Finanças Públicas

O dossiê buscou trazer ao debate novas formas de se pensar a administração pública contemporânea, as práticas nesta área que se deve conhecer, estudar, e o papel dos agentes e gestores públicos, tanto em municípios quanto em estados.

 
Capa da revista

n. 1 (2016): Interseccionalidade em gênero e raça

O presente dossiê faz um levantamento das diversas situações e realidades dos temas gênero e raça que cada vez mais são discutidos e vivenciados na sociedade brasileira atual. Os artigos que o integram tratam de diversos subtemas, no universo de gênero e raça, com centralidade na mulher que ainda não ocupa um lugar de igualdade e justiça em nossa sociedade.

 

2015

Capa da revista

n. 2 (2015): Estudos geográficos do clima

O dossiê desta edição, Estudos geográficos do clima, trata das condições atmosféricas, do clima urbano, de como o crescimento das cidades transforma a dinâmica climática.Os seus nove artigos mostram os impactos ambientais dos mecanismos e fatores climáticos e como conformam os ambientes climáticos nos centros urbanos e no seu entorno.
Capa da revista

n. 1 (2015): Secretariado Executivo em discussão: trabalho, gestão e discursos

O presente dossiê reúne trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área de Secretariado Execuitivo e traz pesquisas com temáticas muito pertinentes. É um panorama, possível no momento, das pesquisas realizadas por docentes, discentes e demais pesquisadores da área, em que se pode constatar a realidade dos cursos e da profissão de Secretariado Executivo.

 

2014

Capa da revista

n. 2 (2014): Novos estudos em História da África

O presente dossiê vem apontar o alcance de maior maturidade nas pesquisas realizadas no Brasil e a comprovação da ampliação dos domínios de pesquisa cobiçados pelos investigadores nacionais.
Capa da revista

n. 1 (2014): A dança na universidade: para quem, por quem e como?

A legitimação da dança como área do conhecimento se deu no Brasil em 1952, na Universidade Federal da Bahia. As duas últimas décadas foram marcadas por uma mudança significativa no quadro de ofertas de novos cursos do gênero no ensino superior.

 

2013

Capa da revista

n. 2 (2013): Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças

A implantação do ensino de línguas estrangeiras destinado às crianças tem, na atualidade, conhecido um revigoramento e real desenvolvimento no mundo da formação cultural, a partir das primeiras experiências em escolas fundamentais europeias nos anos 60 do século passado. É crescente o interesse no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças nos mais variados contextos.
Capa da revista

n. 1 (2013): Contabilidade, gestão pública e organizações

Os artigos que compõem o dossiê derivaram, em parte, de papers apresentados na II Mostra Científica do V Congresso UFV de Administração e Contabilidade, realizado em maio de 2012, com o tema "Os desafios do cenário econômico e internacional para a Contabilidade, a Gestão Pública e Organizações". Algumas das temáticas discutidas no evento se refletem aqui.

 

2012

Capa da revista

n. 2 (2012): Uma década de ações afirmativas no ensino superior

A questão do negro no Brasil sempre foi escamoteada, para negar ou ocultar a existência de racismo. Mas basta dar uma olhada, ainda que superficial, na estrutura da sociedade, para se constatar que há uma disparidade entre a porcentagem de negros, pardos e indígenas que compõem a nação brasileira e sua inserção em cargos, sua remuneração em comparação com os brancos, sua participação na população universitária.
Capa da revista

n. 1 (2012): Sobre jornalismo: formação, teoria e prática

O dossiê da presente edição deriva, em parte, do Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo, que, com o tema “A formação superior como elemento constitutivo e legitimador do campo do jornalismo”, foi realizado na Universidade Federal de Viçosa em abril de 2011. Algumas das temáticas discutidas no evento se refletem aqui. Basicamente é uma aproximação, mais uma, ao campo da comunicação e do jornalismo, como enfocados, teorizados e praticados em cursos de comunicação e jornalismo.

2011

Capa da revista

n. 2 (2011): Cultura religiosa em Minas Gerais

Nos seus dez anos, a Revista de Ciências Humanas publicou 213 artigos, de 240 autores, numa trajetória de seriedade, dedicação e qualidade, em prol dos objetivos almejados desde seu primeiro número: “ser um ponto de encontro de diferentes segmentos da comunidade acadêmica nacional da área”. Sem perder de vista, contudo, que a publicação é gerida e editada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, devendo-se a seus cursos de graduação e a seus programas de pós-graduação, no universo e especificidades das ciências sociais e humanas; não que tenha permanecido no chamado nível endógeno, mas esse é o locus e razão de ser da revista.
Capa da revista

n. 1 (2011): Desenvolvimento Econômico

Com esta edição, a Revista de Ciências Humanas completa dez anos de existência. Foi criada como publicação semestral no final da gestão do professor Adriel Rodrigues de Oliveira — também seu primeiro editor — à frente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa. O primeiro número correspondeu ao primeiro semestre de 2001, e em sua apresentação, na “Carta do editor”, indicava que era a concretude de um desejo antigo da comunidade acadêmica da área de humanas e que representava, de certa forma, a culminação do processo de consolidação da área na UFV.

2010

Capa da revista

n. 2 (2010): Ciências Sociais e vida pública

Os artigos que compõem o dossiê Ciências Sociais e vida pública foram derivados de papers apresentados na I Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, realizada em setembro de 2010. Assim, respondendo aos objetivos do evento, tratam concretamente de algumas das preocupações e discussões que as ciências sociais enfrentam na atualidade brasileira.

 
Capa da revista

n. 1 (2010): Clima nas cidades

Nos últimos tempos o clima cada vez mais ocupa espaço nas preocupações, discussões e estudos, na medida em que o avanço civilizatório esquece de determinados cuidados com o meio ambiente, e a natureza se manifesta, com suas regulações corretoras, quando ainda há jeito, ou, no limite, desregramentos, quando lhe são perpetrados desvios ou transformações perigosas.

2009

Capa da revista

n. 2 (2009): Comunicação para a cidadania

A comunicação nas sociedades modernas cada vez mais adquire centralidade nas implicações de atuação e interpretações do ser social. Vivemos mais e mais processos de comunicação, refletidos e gerados pelos onipresentes meios de comunicação, potencializados com os recursos técnico-informáticos atuais. Por isso, tem um peso específico, na Revista de Ciências Humanas, abordar algumas das facetas da comunicação de nosso tempo pelo ângulo da cidadania.
Capa da revista

n. 1 (2009): Espaço e memória

Este número da Revista de Ciências Humanas apresenta o dossiê Espaço e memória, uma confluência enriquecedora de artigos das áreas de Geografia e História. Discute temas variados dos dois campos de conhecimento (...) O espaço está marcado e delimitado no território e na região, e até nas imbricações com a globalização hodierna, nos olhares atentos dos geógrafos e seus estudos. A memória, espaço privilegiado da História, permeia os estudos e as pesquisas apresentados, sempre de fundo, ainda que não nomeada. Os historiadores mapeiam a memória do homem fincado nos seus espaços.

 

2008

Capa da revista

n. 2 (2008): Políticas Públicas

Dando continuidade à temática veiculada no seu último número, sobre a administração pública, esse Dossiê apresenta trabalhos recentes, que discutem aspectos teóricos e empíricos sobre as políticas públicas. As tendências e transformações recentes nos instrumentos de produção de políticas públicas são discutidas no primeiro artigo do Dossiê, que aborda o processo de contratualização das políticas públicas.

 
Capa da revista

n. 1 (2008): Administração Pública

Apresentamos à comunidade acadêmica e demais interessados o Dossiê Administração Pública. Para a publicação deste número da Revista contamos especialmente com a participação do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV e, particularmente, da Professora Suely de Fátima Ramos Silveira, que nos apoiou na divulgação do Dossiê e na captação de artigos, a quem agradecemos profundamente pelo empenho, bem como a todo o corpo docente e discente do referido Programa.

2007

Capa da revista

n. 2 (2007): Letras e Artes

A Revista de Ciências Humanas, fortalecendo-se constantemente através desse movimento de expansão e qualificação da produção científica no âmbito do CCH, apresenta ao debate acadêmico o Dossiê Letras e Artes. A partir desse número, passaremos a incluir a seção Resenha, inaugurando um novo espaço na Revista através do qual as obras mais expressivas no campo das ciências humanas passarão a figurar.
Capa da revista

n. 1 (2007): Linguística

A Revista de Ciências Humanas, desde sua criação, em 2001, vem acompanhando e refletindo o movimento de expansão e diversificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Viçosa (...) Acompanhando esse movimento, além da organização de temáticas vinculadas às ciências humanas, estrutura adotada nos três últimos números da Revista, apresentamos uma novidade no projeto editorial a partir desse volume: a seção Resumos de Dissertações.

2006

Capa da revista

n. 2 (2006): Educação

A Revista de Ciências Humanas apresenta à comunidade acadêmica e demais interessados o Dossiê Educação. A relevância da educação como temática social e que se refere a uma das funções primordiais da Universidade confere um destaque especial a esse número da nossa Revista. Compreendemos que abordar a educação significa a responsabilidade de representar a riqueza e a profundidade com que os pesquisadores das ciências humanas estudam o tema, apresentando a atualidade do debate a seu respeito.

1 a 25 de 31 itens     1 2 > >>