DIREITO À CIDADE

UMA ANÁLISE DO CONJUNTO HABITACIONAL ABENÇOADO POR DEUS

Autores

  • Angela Maria Miguel Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-0107-8913
  • Luciclea Maria de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco/PE.

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa “A representação social de lideranças sobre o Trabalho Técnico Social”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo (DCC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Assim, esse se trata de um artigo resultante das ações do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Habitação (NIEPH), que tem como proposta avaliação de políticas habitacionais. O mesmo tem como objetivo analisar em que medida o Conjunto Habitacional Abençoado por Deus atende ao quesito direito à cidade. Esse conjunto localiza-se no Bairro de Cordeiro, Recife/PE, e fora construído no início dos anos 2000, e atende a um coletivo inicial de 428 famílias, sendo avaliado dez anos após sua inauguração. Para realização do mesmo realizou-se visitas ao conjunto, entrevistas informais e visitas aos equipamentos públicos para verificação da distância entre o conjunto e os mesmos. A partir dessas análises foi possível verificar a realidade dos equipamentos de saúde, educação, transporte e lazer, para os moradores desse tipo de habitação, objetivados na discursão em torno do direito à cidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Miguel, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Curso de Ciências do Consumo, na área de Produção e Consumo da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE/PE. Mestre em Economia Doméstica, pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, 2005. Acumula experiência em Assessoria em Políticas Públicas de desenvolvimento rural sustentável; de gênero e raça. Atuando na implementação e avaliação das mesmas. Atuou, ainda, como assessora nos Projetos “Núcleo de Extensão e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Territórios do Rio Doce e do São Mateus”/UFMG/MDA; “O Espaço Construído e o Espaço Habitado: o processo de representação e re-significação dos beneficiários/as no PMCMV”/NIEG/CNPq/UFV; como bolsista de Apoio Técnico do PPGED/UFV/MG, nos projetos: Mulher, Trabalho e Exclusão: baixa qualificação, auto-estima e sentimento de desfiliação. Financiado pela FAPEMIG; Academia e Construção do Conhecimento: As Mediações de Gênero nos Cursos de Economia Doméstica, Medicina Veterinária e Pedagogia, na Universidade Federal de Viçosa, financiado pela FAPEMIG e CNPq/UFV; Professora Orientadora do Curso Latu Sensu em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça/UFV.

 

Luciclea Maria de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco/PE.

Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/PE.

 

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Miguel, A. M., & de Lima, L. M. . (2020). DIREITO À CIDADE: UMA ANÁLISE DO CONJUNTO HABITACIONAL ABENÇOADO POR DEUS. Revista De Ciências Humanas, 2(20). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/10941