POLÍTICA EDUCACIONAL COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA

Autores

  • Cássia do Carmo Pires Fernandes IFMG Campus Ponte Nova
  • Aline de Sousa Brites Universidade Federal de Viçosa
  • Jáder Loures de Brito Universidade Federal de Ouro Preto
  • Bethânia Geralda Martins Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabrielly Alves Belonato Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Kamilly Gonçalves Messias IFMG Campus Ponte Nova

Resumo

Considerando a importância dos Institutos Federais como parte de uma política educacional que objetiva potencializar a qualidade do ensino, bem como o processo de expansão e interiorização de suas unidades, o presente artigo traz uma avaliação dos resultados da implementação do Campus do Instituto Federal de Minas Gerais no município de Ponte Nova. Para responder aos objetivos da pesquisa, a metodologia foi quali-quantitativa, com a realização de entrevistas com gestores públicos e aplicação de questionários com discentes. Pelas lentes teóricas da Abordagem do Ciclo de Políticas, os resultados apontam que o alinhamento político partidário entre os governos municipal e federal foi o marco para a decisão de implementar o Campus. Quanto aos efeitos para os discentes, o IFMG é apontado como transformador de suas vidas. Outro efeito evidenciado foi a ressignificação do espaço urbano, que de uma estação ferroviária abandonada tornou-se ponto de embarque por um mundo melhor pela educação.

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Publicado

2020-11-25 — Atualizado em 2020-11-25

Versões

Como Citar

do Carmo Pires Fernandes, C. ., de Sousa Brites, A. ., Loures de Brito, J. ., Geralda Martins, B. ., Alves Belonato, G. ., & Gonçalves Messias, K. . (2020). POLÍTICA EDUCACIONAL COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA. Revista De Ciências Humanas, 2019(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11468