O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO REMOTA EM MINAS GERAIS

UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME DE ESTUDOS NÃO PRESENCIAIS

Autores

  • Jianne Ines Fialho Coelho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Breynner Ricardo de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Instituído pelo governo de Minas Gerais em abril de 2020, o Regime de Estudos não Presenciais (REANP) é um programa de educação remota designado como medida para o restabelecimento do calendário escolar interrompido na modalidade presencial pelo advento da pandemia da Covid-19. O Programa está organizado em três eixos, que constituem-se como tecnologias vinculadas: (i) aplicativo Conexão Escola; (ii) Plano de Estudos Tutorados (PET), e (iii) Programa Se Liga na Educação. O artigo objetivou acompanhar a trajetória desse processo no contexto da rede estadual de educação de Minas
Gerais, questionando se e como as iniciativas implementadas têm conseguido minimizar a probabilidade de aumento nas desigualdades educacionais previstas para o período. Os dados revelam as dificuldades que os professores da rede estadual têm enfrentado no desenho dessas aulas, o engajamento de discentes e docentes, a complexidade do processo de adaptação e meio a heterogeneidade de condições técnicas e sociais desses atores.

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Biografia do Autor

Jianne Ines Fialho Coelho, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Educação
a Distância pelo SENAC/MG Licenciada em Química pelo UNEC. Desenvolve pesquisas sobre: gestão
escolar, gestão democrática, formação de gestores educacionais, educação a distância, análise de
implementação de políticas públicas educacionais, formação docente

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, do Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada. Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Ines Fialho Coelho, J., & Ricardo de Oliveira, B. (2020). O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO REMOTA EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME DE ESTUDOS NÃO PRESENCIAIS. Revista De Ciências Humanas, 2(20). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11653