ACAMPAMENTO CORAGEM NO MUNICÍPIO DE PALMEIRAS DO TOCANTINS (TO) E OS IMPACTOS DA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO (MA)

Autores

Resumo

O Acampamento Coragem, situado no município de Palmeiras do Tocantins (TO) é formado por uma comunidade ribeirinha, tendo aproximadamente cem moradores, ocupando um território em disputa contra os empreendedores da barragem de Estreito no estado do Maranhão. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de formação da comunidade e analisar os principais impactos causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA), buscando evidenciar a percepção dos moradores em relação aos embates enfrentados pelo empreendimento. O estudo realizou-se a partir da pesquisa qualitativa, observação participante e trabalho de campo, procurando compreender o cotidiano dos moradores da comunidade, as mudanças em seus modos de vida e descrever sobre os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. A partir dos resultados, evidenciou-se que mesmo após a instalação da usina, a comunidade continua sofrendo com danos irreversíveis nos seus modos de vida e atividades culturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laylson Mota Machado

Graduado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Estudos de Cultura e Território, pela Universidade Federal do Tocantins (PPGCulT/ UFT). Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Territórios Populares e suas Representações (LaTPOR/ UFT).

Airton Sieben, Universidade Federal do Tocantins- campus Araguaína

Doutor e Pós-doutor em Geografia, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2012 e 2015, respectivamente). Mestre em Geomática (Engenharia Agrícola), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2004). Graduado em Geografia (licenciatura e bacharelado, 2000 e 2004, respectivamente), pela UFSM. Professor associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da UFT desde o ano de 2004 e do Programa de Pós-graduação Mestrado Interdisciplinar em Estudos de Cultura e Território (PPGCulT), desde 2015. Participa em grupos de pesquisa e consultor de revistas científicas. Tem experiência em Educação e Geografia com ênfase em território, população, cartografia, sensoriamento remoto e tecnologias. Reitor Pró-Tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT, Portaria n° 577, de 07/07/2020) e membro em várias comissões de gestão. 

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Oliveira, G. da S., Machado, L. M., & Sieben, A. (2021). ACAMPAMENTO CORAGEM NO MUNICÍPIO DE PALMEIRAS DO TOCANTINS (TO) E OS IMPACTOS DA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO (MA). Revista De Ciências Humanas, 1(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11853