Percepções e recepções do programa Ciência sem Fronteiras
Resumo
Este artigo analisa a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção e avaliação dos egressos sobre a inserção no programa, além do impacto em suas trajetórias acadêmicas e experiências adquiridas; considerou-se ainda a fala dos gestores do Programa CsF na universidade a respeito do processo de implementação da política. A metodologia foi centrada na natureza compreensiva, buscando interpretar os sentidos que atores atribuíram às suas vivencias no programa CsF. Constatou-se a partir dos resultados com os egressos que para 76% o CsF contribuiu na vida acadêmico-profissional; e em alguns casos o programa foi um diferencial na conquista de uma vaga profissional. Observamos que o CsF realizou algo inédito no país oportunizando bolsas de internacionalização para alunos de graduação, porém enquanto política pública malogrou em relação às ações de planejamento, monitoramento e acompanhamento da política.