China, setor público e teoria econômica

Autores

  • Demian Castro Universidade Federal do Paraná
  • Jaderson Goulart Jr. Universidade Federal do Paraná

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um exame mais aprofundado dos resultados obtidos na dissertação “Reflexões Sobre o Sistema Fiscal Chinês”, a qual faz um relato detalhado da organização fiscal chinesa desde 1950. Partimos da análise histórica do desenvolvimento desse sistema e, em seguida, enfatizamos as relações entre os níveis de governo, mas especificamente entre o central e as províncias. Promovemos, então, um salto qualitativo na pesquisa, que efetivamente robustece a análise do trabalho original: suscitamos algumas questões para apresentar uma nova interpretação dos fatos, para além das referências que utilizamos, fundamentados em uma perspectiva que engloba tanto fatores econômicos quanto políticos. Diante disso, concluímos que a teoria econômica tradicional não consegue nos proporcionar ferramentas teóricas robustas para explicar a organização do sistema fiscal chinês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demian Castro, Universidade Federal do Paraná

Professor associado do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, ambos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

Jaderson Goulart Jr., Universidade Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Mestre pelo mesmo programa e bacharel em Ciências Econômicas, UFPR.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Castro, D., & Goulart Jr., J. (2022). China, setor público e teoria econômica. Revista De Ciências Humanas, 1(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13747