Efeitos do antiglobalismo brasileiro sobre as relações Brasil-China (2018-2020)

Autores

  • Diego Trindade D'ávila Magalhães Universidade Federal de Goiás

Resumo

Os principais objetivos deste artigo são explicar o pensamento antiglobalista brasileiro, base da política externa de Bolsonaro, esclarecer o seu viés essencialmente anti-China e contextualizar as relações Brasil-China entre 2018 e 2021, identificando fatos os emblemáticos geradores de turbulência na agenda bilateral. A presente pesquisa tem caráter exploratório, no sentido de analisar o particular significado que tem o globalismo para os formuladores da política externa brasileira. Para isto, realiza uma breve revisão da literatura tanto sobre o conceito de globalismo quanto sobre as relações Brasil-China, incluindo análise sintética de dados das relações econômicas bilaterais. Consideram-se textos e falas, sobretudo, de Ernesto Araújo, de Felipe Martins e de Olavo de Carvalho acerca do globalismo, como os pronunciamentos também da Presidência e do deputado Eduardo Bolsonaro quanto a questões da agenda bilateral Brasil-China. Dessa forma, as contribuições da pesquisa são no sentido de esclarecer o pensamento antiglobalista brasileiro, bem como os seus efeitos sobre as relações bilaterais em termos de coordenação política, de comércio, de investimentos e de cooperação técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Trindade D'ávila Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Professor de Relações Internacionais, Coordenador do Núcleo de Estudos Globais e membro do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciência Política da UFG. Foi Visiting fellow na Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Visiting scholar na Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha) em estágio pós-doutoral. Doutor (2015) em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre (2010) e Bacharel (2007) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Membro associado do Observare (Universidade Autónoma de Lisboa).

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Trindade D’ávila Magalhães, D. (2022). Efeitos do antiglobalismo brasileiro sobre as relações Brasil-China (2018-2020). Revista De Ciências Humanas, 1(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13748