Governança no socialismo com características chinesas

O papel da Conferência Consultiva de Política do Povo Chinês na construção do desenvolvimento nacional

Autores

  • Jhonathan Edvar Mattos Mariano Academia Brasileira de Direito Constitucional
  • Amanda Salvino Araújo Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) é a organização histórica que representa a Frente Democrática do Povo Chinês, sob a liderança do Partido Comunista Chinês, que congrega diferentes etnias, todos os partidos democráticos, figuras públicas e chineses não-filiados a partidos. Entre suas principais funções estão: a realização de consultas políticas e a supervisão democrática. Este trabalho tem o objetivo de analisar a governança pública como ferramenta de agentes públicos e instituições na formulação de um projeto político nacional, alinhando os interesses governamentais e as pretensões do setor produtivo público e privado. Este trabalho busca compreender qual é o papel da Conferência Consultiva nesse percurso de racionalidade e maturação e como ela se expressa na construção de uma política interinstitucional que atenda a todos os setores da sociedade, sejam grupos de interesses, empresas, governos locais ou demais instâncias que exercem o poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonathan Edvar Mattos Mariano, Academia Brasileira de Direito Constitucional

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduando do curso de especialização do Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9440319225352700.

Amanda Salvino Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Cientista Política e pesquisadora associada da Coordenadoria de Estudos da Ásia pela Universidade Federal de Pernambuco. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4800804406802943.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Edvar Mattos Mariano, J., & Salvino Araújp, A. (2022). Governança no socialismo com características chinesas: O papel da Conferência Consultiva de Política do Povo Chinês na construção do desenvolvimento nacional. Revista De Ciências Humanas, 1(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13750