Parques eco-industriais na China

Modelo de desenvolvimento sustentável? Um estudo de caso do Parque Industrial de Suzhou

Autores

  • Daniel de Oliveira Vasconcelos Universidade de Pequim

Resumo

Os parques eco-industriais (EIP) são o resultado do Programa de Demonstração Nacional de EIPs, uma iniciativa para conter a disseminação de zonas de desenvolvimento industrial que se tornaram “paraísos da poluição” na China, já que o setor industrial é responsável pela maior parte do consumo de energia e das emissões de carbono. Como as políticas de desenvolvimento industrial verde evoluíram na China? Em que medida o programa EIP serve de modelo para a China como um todo? Para responder essas perguntas, o presente estudo analisa o desenvolvimento dos EIPs na China e o ciclo da sua política, tendo como estudo de caso o Parque Industrial de Suzhou (SIP). Além da localização privilegiada, o SIP também conta com infraestrutura adaptada para o desenvolvimento verde e consenso sobre sua implementação. É difícil replicar o modelo do SIP, mas outras regiões devem tomá-lo como exemplo e projetar políticas eficazes próprias para a transição eco-industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Oliveira Vasconcelos, Universidade de Pequim

Mestre em Estudos sobre a China, com foco em Política e Relações Internacionais, pela Academia Yenching da Universidade de Pequim. Pesquisa política ambiental e energética e urbanização na China.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

de Oliveira Vasconcelos, D. (2022). Parques eco-industriais na China: Modelo de desenvolvimento sustentável? Um estudo de caso do Parque Industrial de Suzhou. Revista De Ciências Humanas, 1(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13753