Socialismo de mercado

Eficácia da resposta da China à pandemia da Covid-19

Autores

  • José Renato Peneluppi Jr. HUST (华中科技大学)
  • Olívia Bulla Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo busca esmiuçar o sistema político e o modelo econômico da China, tendo como recorte de análise o combate à disseminação do coronavírus, com foco nas medidas adotadas em Wuhan. A proposta parte de um resgate do processo histórico considerando a formação do Partido Comunista da China (PCCh) e toda a estratégia adotada através dos planos quinquenais, tendo como premissa desenvolver os modos de produção e libertar as forças produtivas visando a alcançar os objetivos de rejuvenescimento da sociedade chinesa em 2049. Tal estudo se insere em um contexto global de hegemonia do capitalismo financeirizado da democracia liberal no Ocidente, que contrasta com a forma demonstrada pela China a esse problema de saúde pública, materializando o paradigma entre vida e economia enquanto ação de política pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Renato Peneluppi Jr., HUST (华中科技大学)

Advogado, doutor em Administração Pública Chinesa pela HUST (华中科技大学) (2018), pesquisador associado na Boston University (2017-2018), pesquisador visitante na Universidade de Oslo (2016). Possui especialização lato sensu em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2009) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008).

Olívia Bulla, Universidade de São Paulo

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) (2015), pesquisadora associada do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da USP. Possui especialização lato sensu em Jornalismo Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004).

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Peneluppi, J. R. J., & Bulla, O. (2022). Socialismo de mercado: Eficácia da resposta da China à pandemia da Covid-19. Revista De Ciências Humanas, 1(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13755