Transformação Digital via Dirigismo do Estado

Implicações para o desenvolvimento tecnológico chinês

Autores

  • Anderson Rohë Fontão Batista Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo versa sobre a dinâmica chinesa de transformação digital via dirigismo do Estado ou TechGov, conceito que expressa a promoção massiva da tecnologia pelo governo. Tal dinâmica, no entanto, é ainda cercada de controvérsia, pois envolve a ideia de interferência unipartidária em oposição à questão de livre mercado, iniciativa e concorrência. Argumento hoje refutado pela noção de que na era digital há um regime de governança que não é exatamente imposto, e sim naturalizado. O problema, então, não é o Partido Comunista Chinês nem o fato de a China não ser uma democracia, e sim o padrão hegemônico tomado como referencial para medir o grau de desenvolvimento tecnológico e legitimidade de seu regime. E a conclusão é de que a China é estigmatizada pois há ainda muita confusão teórico-conceitual acerca da interação entre governo e tecnologias emergentes. Sobretudo quando o chamado “tecnoautoritarismo” é uma tendência global que independe de sistema ou regime de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Rohë Fontão Batista, Universidade Federal Fluminense

Autor e advogado graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e Pós-Graduando em Direito Digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio). Pós-graduado em Relações Internacionais pela Faculdade Damásio (Clio Internacional). Ênfase em Política Externa Brasileira e na triangulação Brasil, China e Estados Unidos, voltadas para a Inovação e Transformação Digital, Privacidade e Proteção de Dados e suas implicações para os direitos humanos. Pesquisador no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA USP). Membro do INPPDH (Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção dos Direitos Humanos), e da Rede Brasileira de Estudos da China. Alumni da Digital Law Summer School (Université de Genève) e CopyrightX (Harvard Law School).

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Rohë Fontão Batista, A. (2022). Transformação Digital via Dirigismo do Estado: Implicações para o desenvolvimento tecnológico chinês. Revista De Ciências Humanas, 1(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13756