WhatsApp no cenário regional

Mapeamento do aplicativo nos veículos jornalísticos de Palmas (TO)

Autores

  • Fernanda Alves de Mendonça Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0008-6104-8397
  • Thays Assunção Reis Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os veículos jornalísticos – impresso, rádio, TV, sites e portais -, de Palmas (TO), que usam o WhatsApp na rotina produtiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa com aporte bibliográfico. O percurso para o desenvolvimento deste trabalho tem como base os estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (Nepjor), a partir do Mapa da Mídia do Tocantins, e dos dados do Atlas da Notícia. Verificou-se que o WhatsApp é uma ferramenta aliada ao jornalismo regional, ao facilitar a cobertura de assuntos distantes dos centros urbanos. Também oferece ao jornalista um meio de se aproximar da sua fonte e das audiências, acelera o processo de apuração, produção e disseminação de matérias. Registrou-se 58 veículos ativos no primeiro semestre de 2023. Dos 36 veículos que responderam à pesquisa, verificou-se que 26 usam número institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Alves de Mendonça, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGcom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Thays Assunção Reis, Universidade Federal do Tocantins

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Como Citar

Mendonça, F. A. de, & Reis, T. A. (2023). WhatsApp no cenário regional: Mapeamento do aplicativo nos veículos jornalísticos de Palmas (TO). Revista De Ciências Humanas, 2(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/16281