Relações de gênero na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins

Viçosa – Minas Gerais (2015-2023)

Autores

  • Marco Túlio da Cunha Silva Moreira Universidade Federal de Viçosa
  • Dayana Debossan Coelho Universidade Federal de Viçosa
  • Janete Regina de Oliveira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O presente trabalho versou sobre as relações de gênero no cotidiano da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins (EMMEL), localizada em Viçosa, Minas Gerais. Foi desenvolvido uma análise dos espaços da EMMEL a partir da ocupação territorial de estudantes do turno matutino (6° ao 9° ano), sob a ótica das questões relacionadas à gênero. De modo a compreender as composições e agrupamentos geográficos dos silenciamentos de gênero nas mediações da escola. O objetivo principal dessa pesquisa, que engloba o recorte temporal compreendido entre 2015 a 2023 consistiu em acompanhar as relações cotidianas dos sujeitos escolares, em meio às normas de territorialização nos espaços da escola, tendo como foco de análise as relações de gêneros. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e os dados produzidos foram apresentados através do método descritivo-analítico. O caminho metodológico também contou com a pesquisa de campo, utilizando a técnica de observação empírica e participante. Para dialogar com os dados produzidos, baseou-se em Juarez Dayrell (1996) e Milton Santos (1978; 1979), a fim de entender o espaço escolar e o espaço geográfico, ocupado pelos/as estudantes. Para compreender o conceito de território/territorialização, utilizamos Rogério Haesbaert (2004; 2010). Quanto à relação gênero e espaço escolar, nos baseamos em estudos e pesquisas realizadas por Joan Wallach Scott (1995) e Guacira Lopes Louro (1997).

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Biografia do Autor

Marco Túlio da Cunha Silva Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Geografia (DGE)

Dayana Debossan Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta na Universidade Federal de Viçosa (UFV), lotada no Departamento de Geografia (DGE).

Janete Regina de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta na Universidade Federal de Viçosa (UFV), lotada no Departamento de Geografia (DGE).

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Moreira, M. T. da C. S., Coelho, D. D., & Oliveira, J. R. de. (2023). Relações de gênero na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins: Viçosa – Minas Gerais (2015-2023). Revista De Ciências Humanas, 3(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/17338