Relações de gênero na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins
Viçosa – Minas Gerais (2015-2023)
Resumo
O presente trabalho versou sobre as relações de gênero no cotidiano da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins (EMMEL), localizada em Viçosa, Minas Gerais. Foi desenvolvido uma análise dos espaços da EMMEL a partir da ocupação territorial de estudantes do turno matutino (6° ao 9° ano), sob a ótica das questões relacionadas à gênero. De modo a compreender as composições e agrupamentos geográficos dos silenciamentos de gênero nas mediações da escola. O objetivo principal dessa pesquisa, que engloba o recorte temporal compreendido entre 2015 a 2023 consistiu em acompanhar as relações cotidianas dos sujeitos escolares, em meio às normas de territorialização nos espaços da escola, tendo como foco de análise as relações de gêneros. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e os dados produzidos foram apresentados através do método descritivo-analítico. O caminho metodológico também contou com a pesquisa de campo, utilizando a técnica de observação empírica e participante. Para dialogar com os dados produzidos, baseou-se em Juarez Dayrell (1996) e Milton Santos (1978; 1979), a fim de entender o espaço escolar e o espaço geográfico, ocupado pelos/as estudantes. Para compreender o conceito de território/territorialização, utilizamos Rogério Haesbaert (2004; 2010). Quanto à relação gênero e espaço escolar, nos baseamos em estudos e pesquisas realizadas por Joan Wallach Scott (1995) e Guacira Lopes Louro (1997).