Análise sobre as concepções de trabalho de campo e se o mesmo ainda apresenta relevância para a ciência geográfica

Autores

  • Isabela Barbosa Cesário Aguiar Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Aurélio Gordiano de Oliveira Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Resumo

O trabalho de campo é utilizado pela ciência geográfica, pois permite aos geógrafos ir a campo para entender mais sobre os diferentes processos envolvidos, como por exemplo, em um deslizamento. Para isso, faz-se necessário entender o que é um trabalho de campo e como esse deve ser feito de forma adequada para coletar dados sem influenciar no processo e a forma de conseguir os mesmo, haja vista que pode ser uma pesquisa, e essa envolve pessoas e como pesquisadores é de nossa responsabilidade respeitar o direito alheio e não os expor. Além disso, a opção se ainda se é válido sua realização está intrinsecamente ligada com o esvaziamento e confusão de seu conceito. Logo, o intuito é esclarecer a nomenclatura e avaliar se ainda é válido realizar trabalho de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Barbosa Cesário Aguiar, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa. Bolsista de Residência Pedagógica.

Marco Aurélio Gordiano de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Preceptor do Programa Residência Pedagógica.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Aguiar, I. B. C., & Oliveira, M. A. G. de. (2023). Análise sobre as concepções de trabalho de campo e se o mesmo ainda apresenta relevância para a ciência geográfica. Revista De Ciências Humanas, 3(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/17340

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)