Estudo do conhecimento climático popular na região semiárida do estado da Bahia

Autores

  • Manuel Cabalar Fuentes Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Selma Barbosa Bastos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Naíara Mota dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

O ser humano desde sempre observou atentamente o entorno para entendê-lo. Os fenômenos meteorológicos são um dos elementos que mais chamaram sua atenção porque condicionam suas atividades cotidianas e até mesmo sua sobrevivência em certos casos. Em todo o mundo, diversas culturas e civilizações acumularam um grande acervo de observações sobre o Tempo e o Clima, que chegaram até hoje, fazendo parte da identidade dos povos. A região semiárida do Nordeste do Brasil tem também este valioso patrimônio de conhecimentos, e o presente trabalho quer fazer uma contribuição ao estudo desta sabedoria. Para tal fim, foram compilados os sinais da natureza, considerados indicadores meteorológicos pelos pequenos produtores rurais do semiárido do Estado da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Cabalar Fuentes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor visitante. Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Selma Barbosa Bastos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bolsista de Iniciação Científica. Departamento de Ciências Humanas e Filosofía da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Naíara Mota dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bolsista de Iniciação Científica. Departamento de Ciências Humanas e Filosofía da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Fuentes, M. C., Bastos, S. B., & dos Santos, N. M. (2018). Estudo do conhecimento climático popular na região semiárida do estado da Bahia. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3090