OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Rejane Klein Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rita Maria Decarli Bottega Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Objetivando contribuir com as discussões acerca do estágio supervisionado e, conseqüentemente, com as questões sobre a produção no ensino superior, este trabalho investiga alguns relatórios de estágios analisando como os acadêmicos expõem e utilizam os dados coletados durante sua experiência de estágio supervisionado em turmas do 2o ciclo do Nível Fundamental. Para isso, dentre as partes que compõem o relatório de estágio selecionou-se o item que se refere ao relatório analítico descritivo. Neste item espera-se que o acadêmico colete alguns dados e posteriormente os analise a partir dos referenciais teóricos estudados durante o Curso. A coleta dos dados ocorre durante as aulas de observação e a análise acontece após o término do estágio. Percebeu-se que o estagiário faz referência aos textos-base utilizando-os como voz autorizada que lhe permite efetuar algumas afirmações. No entanto, não apresenta um posicionamento próprio em relação aos textos utilizados. Além disso, observou-se o uso de chavões e generalizações, percepção única do aspecto pedagógico e um discurso revelador de uma postura julgadora. Por último, as questões abordadas foram inseridas como parte de um discurso maior: o da instituição formadora deste acadêmico-estagiário. Como alternativa para uma escrita mais particular, assim como o é a experiência de estágio, optou-se pela defesa da pesquisa na graduação, vinculada ao cotidiano do trabalho com as diferentes disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Klein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná

Rita Maria Decarli Bottega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Klein, R., & Bottega, R. M. D. (2018). OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3543

Edição

Seção

Artigos