OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA
Resumo
Objetivando contribuir com as discussões acerca do estágio supervisionado e, conseqüentemente, com as questões sobre a produção no ensino superior, este trabalho investiga alguns relatórios de estágios analisando como os acadêmicos expõem e utilizam os dados coletados durante sua experiência de estágio supervisionado em turmas do 2o ciclo do Nível Fundamental. Para isso, dentre as partes que compõem o relatório de estágio selecionou-se o item que se refere ao relatório analítico descritivo. Neste item espera-se que o acadêmico colete alguns dados e posteriormente os analise a partir dos referenciais teóricos estudados durante o Curso. A coleta dos dados ocorre durante as aulas de observação e a análise acontece após o término do estágio. Percebeu-se que o estagiário faz referência aos textos-base utilizando-os como voz autorizada que lhe permite efetuar algumas afirmações. No entanto, não apresenta um posicionamento próprio em relação aos textos utilizados. Além disso, observou-se o uso de chavões e generalizações, percepção única do aspecto pedagógico e um discurso revelador de uma postura julgadora. Por último, as questões abordadas foram inseridas como parte de um discurso maior: o da instituição formadora deste acadêmico-estagiário. Como alternativa para uma escrita mais particular, assim como o é a experiência de estágio, optou-se pela defesa da pesquisa na graduação, vinculada ao cotidiano do trabalho com as diferentes disciplinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-11
Como Citar
Klein, R., & Bottega, R. M. D. (2018). OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3543
Edição
Seção
Artigos