PARA UMA LEITURA DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO

Autores

  • José Luiz Foureaux de Souza Júnior Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O artigo pretende apresentar uma orientação de leitura que, por um lado, recupera a tradição que marca a sua fortuna crítica; e, por outro, abre um horizonte variado de expectativas. Mário de Sá-Carneiro, em Confissão de Lúcio, constrói, metaforicamente, um triângulo afetivo que constitui o objeto de observação do presente artigo. O texto desenha uma alegoria de relações inusitadas para o horizonte da época em que se localiza. A proposta de leitura aqui apresentada contempla, especificamente, a discursividade que a narrativa desenvolve sem se dar conta que está desenvolvendo. Uma teorização acerca do olhar homoerótico, como operador de leituras várias, propicia a especulação sobre os traços de igual relação entre as personagens principais da narrativa de Mário de Sá-Carneiro. Psicanálise, História e Teoria interagem para articular a leitura que, nos parâmetros da cultura finissecular – a que subscreve o texto em questão – não se deu conta de certas nuances que, em nada e por nada, desmerecem a escrita do autor português. O “desvio” é o eixo de orientação da leitura que aqui se apresenta. Sua visada não é ética, mas discursiva. Com esta noção, o mencionado triângulo ganha um colorido mais instigante e enriquecedor, na certeza das possibilidades interpretativas que a leitura proporciona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Foureaux de Souza Júnior, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (1988) e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Pós-doutor em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense (2004). Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Júnior, J. L. F. de S. (2018). PARA UMA LEITURA DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3544

Edição

Seção

Artigos